terça-feira, 17 de julho de 2012

Cultivando a baixo custo? Sim, é possível! [Cultivo Vital #177]

por Sergio Vidal

 

vidal5Primeiro queria pedir desculpas pela ausência das últimas semanas. Para o texto de hoje escolhi as mensagens de um leitor que está com o cultivo nesse momento em andamento. Nosso amigo mandou 3 mensagens. E queria fazer um comentário antes que qualquer um dos leitores faça. Todas as dúvidas que ele tem sobre o cultivo dele já foram respondidas em outros textos. E o maior conselho que posso dar pra ele é que estude muito sobre cultivo, compre meu livro, compre outros livros, leia as colunas anteriores aqui do Hempadão (Clique Aqui para ler), para aprimorar sua técnica. Se alguém tivesse perguntado essas mesmas dúvidas, mas não estivesse cultivando ainda, eu responderia dizendo que precisaria estudar mais, e indicaria onde achar as informações. Mas te dou os parabéns porque mesmo sem conhecimento, e sem correr atrás dele, seja qual for seu motivo para não fazer isso, você fez o principal que foi começar a cultivar. Só aprende quem faz. Quem estuda aprende a fazer melhor. Mas só aprende mesmo quem dá o primeiro passo na caminhada. Por isso, só por isso, decidi que faria um texto dedicado à tentar te ajudar a tirar a melhor colheita das plantas que você está cuidando.

 

 

transferirA primeira mensagem foi no dia 30 de maio, com a foto abaixo, apenas falando:

“Ai está a foto do meu Secret Jardim of Peace.. Abraço.”

24 de junho ele nos enviou uma sequências de fotos novos e uma mensagem maior:

“Olá rapazeada, tudo começou com algumas sementinhas de prensado e logo foram surgindo vários brotinhos, como podem ver na sequência de fotos. Antes eram oito plantinhas e cabiam certinho no grow, só que agora elas estão grandes e tem nove. Elas estão em um espaço de 1,0m x 1,0m x 1,4m(altura). Já está na hora de aumentar os vasos e está sujeito não caberem mais lá. Queria saber se tem um espaço mínimo que deve ter entre entre cada planta ou se podem crescer assim grudadas? Se isso vai afetar no crescimento delas por as folhas de baixo pegarem menos luz ou por dificultar a circulação. O grow conta com um mini ventilador, 4 lâmpadas e um exaustor.”

 

 

Dia 9 de julho recebemos a última mensagem:

“Olá rapazeada, faz um mês que mandei um e-mail pra vocês para esclarecer dúvidas sobre meu grow super-lotado e não tive resposta. Sei que é difícil, mas não impossível de responderem meu e-mail agora. Minhas plantas mostraram os pelinhos brancos, todas três que restaram são fêmeas, só que eu não coloquei a luz para começar florir e elas estão florindo, mas eu queria que ficassem maiores. Então devo colocar nas 12h luz/dia ja que elas começarama florir ou deixo 18h luz/dia pra crescerem mais? Isso interfere? Queria muito a ajuda de vocês. Obrigado!”

 

 

Sobre o cultivo do nosso companheiro jardineiro, posso dizer que você conseguiu dar o mínimo que as plantas precisam para viver. Uma estufa precisa ter luz, espaço e uma boa circulação de ar. Quanto melhor for a circulação de ar numa estufa, melhor será o desenvolvimento das plantas. No entanto sua estufa é a prova de que é possível crescer plantas de cannabis com relativamente pouco investimento. Uma forma de melhorar sua estufa seria arrumar as lâmpadas de modo que elas fiquem na horizontal. A energia luminosa se dissipa pelas laterais da lâmpada e por isso é melhor posicioná-la na horizontal e providenciar um refletor para que a luz não escape para cima, e sim seja refletida para baixo. Você pode improvisar um refletor usando embalagens longa vida usadas. Basta lavá-las e secar bem e posicioná-las de uma forma que não toquem a lâmpada. Lembrando que eles só servem para lâmpadas fluorescentes, pois HPQ e HQI esquentam muito e podem queimar o papel. Com relação à melhoria do aproveitamento da estufa, além da mudança do posicionamento das lâmpadas eu te sugeriria colocar o ventilador soprando as plantas de baixo para cima. Da forma como está o ventilador está soprando o calor gerado pelas lâmpadas diretamente para as plantas. Não sei até que ponto a estufa precisa ser discreta, ou se ela precisa ficar fechada, mas deixa-la aberta também pode ajudar bastante a melhorar a circulação de ar. Você pode também ao invés de usar o exaustor para tirar ar da estufa, fazê-lo injetar sempre ar novo, o que é muito importante para melhorar a qualidade do crescimento das plantas, pois elas precisam sempre de ar renovado, rico em dióxido de carbono.

 

 

Você conseguiu crescer bem as plantas tanto que algumas já demonstram sinal de querer iniciar a floração, segundo seu relato, mostrando pré-flores. A altura da sua estufa é pequena. O ideal seria que você pudesse florir as plantas no ambiente maior, usando mais lâmpadas. Não sei qual o total de lumens as lâmpadas da sua estufa emitem, mas pela quantidade e aparência das lâmpadas não deve haver luz suficiente para florir essas plantas com a qualidade que merecem. Suas plantas estão com aparência bastante saudável e certamente se agora, no momento de coloca-las em floração, pudesse dar a elas melhores condições de iluminação seria muito importante para que elas lhe rendam o máximo em flores.

 

6

 

Outra coisa importante a ser feita é trocá-las de vaso. Provavelmente elas já ocuparam quase todo o vaso e as raízes podem começar a estar saindo pelo fundo do vaso (espero que você tenha furado o fundo do vaso). Antes de coloca-las para florir, troque-as para um vaso maior, com um solo que seja bem aerado e leve. Pode ser algo como 20 a 30% de terra preta, 10% de húmus de minhoca e o restante de fibra de coco em pó. Você deve misturar tudo até ficar bem homogêneo. Deve usar também nessa mistura uma colher de sopa rasa de calcário dolomítico por cada 2 a 3 litros de solo.

 

 

Se você puder trocar as plantas para vasos maiores com solo novo e puder providenciar para elas mais iluminação durante a floração elas lhe responderam com uma grande quantidade de flores. É importante para que as plantas comecem a florir que seja respeitado a obrigatoriedade de que elas devem ficar todos os dias 12hs totalmente no escuro. Sem interferência de qualquer luz externa. Se isso não for respeitado as plantas irão produzir muito menos resina e flores e podem, inclusive, jamais iniciar a floração. Ou, pior ainda, podem sofrer com stress e produzir flores macho, comprometendo sua safra.

 

8

 

Caso você tenha alguma área da residência que receba luz solar direta durante algumas horas, no mínimo 3hs diárias, esse espaço já pode ser usado para florir as plantas. Claro que quanto mais horas de luz elas receberem, melhor, mas se elas tiverem 3hs diárias de sol já é o suficiente para elas terem o mínimo de energia luminosa para produzirem algumas flores. Você pode completar as 12hs de luz que elas podem receber ao dia com lâmpadas fluorescentes, até que o dia se vá e chegue a hora delas “dormirem”. Quanto mais luz elas receberem durantes as 12hs em que ficam “acordadas”, maior será a produção de flores e resina, portanto, o ideal mesmo é que durante a floração elas passem 12hs diária sob o sol, ou sob lâmpadas de vapor de sódio, que produzem uma iluminação mais intensa e adequada para essa fase da vida das plantas.

 

 

Caso você não tenha condições de colocar uma lâmpadas de vapor de sódio, nem possa dar às plantas nenhuma hora de sol, será importante investir em mais lâmpadas fluorescentes, para que elas possam produzir o máximo de flores. É importante também que as fluorescentes para a floração seja do tipo warm white, que possui a cor no tom mais próximo do que a planta precisa nesse período. Lembrando que apesar de funcioarem para floração, as lâmpadas fluorescentes são muito mais adequadas para o período vegetativo.

É importante destacar que durante a floração a planta vai precisar de menos nitrogênio e mais potássio e fósforo.

 

 

Espero ter podido ajudar o jardineiro que enviou a mensagem a ter uma boa colheita nos próximos meses. Não esqueça de dar notícias de como ficaram as flores!

 

Grande abraço e até a próxima. Mandem suas mensagens para cultivo@hempadao.com

14 comentários:

  1. minhas plantinhas estão crescendo aqui, parece surreal !

    ResponderExcluir
  2. Plantei na chacara do meu tio, peguei algumas sementes e plantei no fundo da casa dele, ao ar livre, e com terra boa, tanto que tem cana de açucar, banana, palmeiras, uva, e varias outras frutas, o problema é que não avisei pra ele lol

    ResponderExcluir
  3. tem que plantar em todo canto, se nascer alguma hermafrodita aqui vou fazer isso xD

    ResponderExcluir
  4. "Plantei na chacara do meu tio, peguei algumas sementes e plantei no fundo da casa dele, ao ar livre, e com terra boa, tanto que tem cana de açucar, banana, palmeiras, uva, e varias outras frutas, o problema é que não avisei pra ele lol"

    é que essa época nao é a ''ideal'' mas se plantar direto no chao na primavera, tem sativa que passa de 2metros facil facil..aí seu tio vai assustar huaihaua

    ResponderExcluir
  5. Não sei se aqui é o melhor lugar pra minha dúvida:
    Cultivo a plantinha há pouco tempo. No verão de 2011 consegui vingar 4 mudas, germinadas com as sementes de uma planta mãe com pouco mais de um ano.
    Todas são machos que acabaram florando na primavera de 2011 e dando sementes, mas apesar das disso consegui colher uns buds com baixo teor.

    No caso, eu cultivo alguns bonsai também e tentei fazer o mesmo com "elas". Após a colheita feliz na primavera de 2011, elas continuaram vivas e consegui uma segunda floração no final do verão deste ano de 2012.

    Só que a situação agora é que todas elas estão sem folhas e com um aspecto seco mas não sei se estão totalmente mortas.

    O que vocês acham, moro no sul do país e está frio aqui elas estão outdoor.

    ResponderExcluir
  6. maior felicidade quando ela nasce, é come se fosse um filho, o Amor é muito com a plantinha.
    e tem gente que não gosta

    ResponderExcluir
  7. uma boa alternativa grátis para o cultivo é a iluminação com garrafas pet!!! vejam o vídeo Iluminação a custo zero..

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que o cara mando três emails pro vidal e tem mais um aqui fazendo um monte de pergunta AQUI. Nada contra , mas vocês encontram TUDO no www.growroom.net . abs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sou de Portugal e queria saber como posso plantar indoor, sem pagar um dinheirão de equipameno e electricidade.. apenas o basico para ter 2 ou 3 plantinhas aqui em casa.. nao precisa ser discreto, porque nao ha problema com isso.. neste momento tenho duas plantas skunk quase a rebentar o bagulho se for femea.. espero que sim ne! :D
    Agradeço a quem me puder ajudar! :D Legalize

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber a voltagem das lamapadas utilizadas acima.

    ResponderExcluir
  12. Se você ainda ficou com alguma dúvida de cultivo envie sua mensagem para hempadao@gmail.com - Envie com fotos e relato completo!!!

    Visite também meu blog, lá tem todas as dúvidas respondidas e o link para comprar o livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor.
    http://sergio-vidal.blogspot.com.br/p/dicas-de-cultivo.html

    ResponderExcluir