terça-feira, 30 de outubro de 2012

Apresentação e Luto – A Luta tem que Continuar! [REeDUcaÇÃO 192#]

Salve, Salve, Hempados!

 

É com imenso prazer e satisfação que passo a ser um dos colaboradores do blog. Estaremos falando sobre Redução de Danos toda terça às 22 horas da noite. Bom, para que tudo fique em casa, vamos às apresentações... Meu nome é Guilherme, sou estudante e Redutor de Danos da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC).

 

A ARD-FC é um projeto de extensão permanente da Faculdade de Medicina - Departamento de Saúde da Família, que atua no Distrito do Centro Histórico de Salvador e é Coordenado pelo Professor Doutor Tarcísio Andrade. A ARD-FC faz um trabalho que é baseado na política de Redução de Danos e Promoção de Saúde através da prevenção. Nosso público alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade que transitam ou residem na região do Centro Histórico de Salvador, ou seja, atendemos moradores, comerciantes, usuários de drogas, profissionais do sexo e moradores de rua desta região, e ocasionalmente, turistas.

 

 

Para aqueles que não conhecem, no Centro Histórico de Salvador é onde fica localizado o Pelourinho, importante ponto turístico e histórico para a cidade. Aos poucos, de post em post, vocês vão poder conhecer mais um pouco sobre a história do Centro Histórico e como esse local começou a ter relação direta com o uso de drogas e prostituição, o que serviu para ser um local ideal para a atuação do Redutor de Danos.

 

Esse espaço está sendo disponibilizado gentilmente pelo pessoal do Hempadão para podermos trazer alguns aspectos e discussões acerca da Redução de Danos como uma política que respeita o contexto de vida dos usuários de drogas e que prega pela autonomia do sujeito em relação às suas escolhas.

 

Outra finalidade para esse espaço será a participação dos usuários que acompanhamos em campo para que eles tenham também a oportunidade de enriquecer o conhecimento de todos através das suas experiências de vida e mostrar o quanto a Política de Redução de Danos é eficiente na reestruturação da vida de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Então é isso. Como é de costume na abertura de um campo (sim, aqui também será um campo de atuação do Redutor), fiz devidamente a minha apresentação, pois sem isso, não temos o mínimo necessário para estabelecermos a nossa relação, ou seja, um vínculo.

 

E prestem bastante atenção nessa palavra: “vínculo”, pois ela é a chave para que o Redutor de Danos possa, de fato, reduzir os danos. Isso quando o trabalho não é sumariamente interrompido pela truculência da proibição.

 

Nota sobre Ato de protesto contra Morte do Menino Wilian

 

Hoje, 30 de outubro de 2012, aconteceu no Pelourinho um Ato de protesto em consideração à morte do garoto Wilian, morador de rua, usuário de drogas, negro, amado por todos e que infelizmente foi mais uma vítima do nosso proibicionismo infundado. Tentamos mobilizar o máximo de pessoas possível, mas a morte de um jovem morador de rua não é uma das manchetes que trazem mais ibope e, em função disso, a sua homenagem ficou por conta daqueles que viviam e conviviam com Wilian dentro do seu contexto de vida, a rua.

 

Quero agradecer à todos e todas que acessaram o vídeo postado pela equipe do Hempadão, e que de alguma forma, puderam saber um pouco dessa atrocidade que ocorreu na sexta feira passada, dia 26 de outubro. Acho que o mais importante é ter feito esse movimento de desabafo para que as informações possam correr na sociedade, mesmo não sendo com a receptividade que a gente espera.

 

Muito obrigado à todos, a nossa luta continua sempre!! Nós, usuários, merecemos mais respeito. E para encerrar a nota, transcrevo as palavras que ecoaram no Pelourinho nessa manhã do dia 30 de outubro...

 

“CRIANÇA, DE RUA, A LUTA CONTINUA”

 

Grato à todos e todas.

A Comunidade do Centro Histórico de Salvador agradece.

12 comentários:

  1. Muito bom, trabalho importante de gente que tá de dentro. Informa geral aí, sobre a carreira de redutor e das experiências que vêem.
    Salve

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo projeto, precisamos de igualdade social e racial.

    ResponderExcluir
  3. fundamental trabalho mesmo! parabens pela iniciativa, espero que a seção post sempre!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa! Trabalho importantíssimo! Quanto mais informação melhor.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a ideia, fazer diferente, isso faz a diferença em uma sociedade em farsa com a igualdade humanitária... Paz!

    ResponderExcluir
  6. Quero sugerir um tema para esse novo espaço: Como ser um redutor de danos em sua cidade?

    ResponderExcluir
  7. Maneiro. Hempadao se mostrando um blog cada vez mais sério. Muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Salve!

    Desejo uma boa trajetória aqui no Hempada Guilherme e boas discussões com essa galera.

    Sempre bom alguém trazer o paradigma da RD e suas ações concretas.. E como a galera já está sugerindo posts, um que é sempre importante é a RD relacionado ao uso da cannabis. :)

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  9. Vitoria Cannabica Internacional contra o proibicionismo Americano, informação censurada pelo proibicionismo que MANDA na imprensa Brasileira, e vc leitor do Hempadão têm a obrigação de saber:
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6269781-EI8142,00-Holanda+abandona+plano+que+proibe+venda+de+maconha+para+estrangeiros.html

    Ass:Maconheiro sempre,drogado nunca

    ResponderExcluir
  10. Vitoria Cannabica Internacional contra o proibicionismo Americano, informação censurada pelo proibicionismo que MANDA na imprensa Brasileira, e vc leitor do Hempadão têm a obrigação de saber:
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6269781-EI8142,00-Holanda+abandona+plano+que+proibe+venda+de+maconha+para+estrangeiros.html

    Ass:Maconheiro sempre,drogado nunca

    ResponderExcluir
  11. Salve, Salve galeronaaa...

    Valeu mesmo aí pela atenção à nossa primeira postagem..
    Podem ter certeza que todas as mensagens estão sendo lidas e as sugestões de vocês são fundamentais para as próximas postagens...
    Já vi duas sugestões interessantes...
    Continuem opinando...é muito importante!!

    Então é isso....vamo que vamo!!

    Guilherme Storti

    ResponderExcluir