quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

[Ed. 98#] Portas da Percepção: Miley Cyrus e a Salvia Divinorum!

por Fernando Beserra

 

Recentemente Miley Cyrus, atriz que protagonizou o seriado Hannah Montana, foi filmada em seu aniversário fumando um bong. A noticia repercutiu como se a famosa jovem tivesse fumado cannabis, isto é, maconha, entretanto, ela mesma informou que teria fumado Salvia divinorum. Muitas notícias sensacionalistas vieram desta informação, já que a Salvia divinorum, embora tenha sido cada vez mais utilizada nos EUA, ainda não é muito conhecida mesmo por muitos “especialistas” em substâncias psicoativas.

 

De modo geral, tem-se dito apenas que a Salvia divinorum é perigosa por ser um “alucinógeno” podendo causar toda série de alucinações, desrealização, delírios, em suma, desorientações da senso-percepção, do pensamento e dos afetos, facilitando atitudes auto-destrutivas como um caso narrado de suicídio após um uso semanal da substância. Desta forma, cresce o número de pessoas pedindo sua proibição, já que a Ska pastora – nome original da planta - não possui legislação específica na maior parte do mundo, não sendo legalizada, pois sequer chegou a ser proibida nestes locais.

 

Com efeito, pouco tem sido teorizado, provado, ou refletido a luz de uma análise menos comprometida com preconceitos, estereotipias e pré-julgamentos, baseados no proibicionismo enquanto política de drogas do common sense (construído no último século, diga-se de passagem). A partir de tais notícias, são forçadas causalidades suspeitas, com o intuito de levar o espectador a crer que uma substância teria o potencial de produzir, isoladamente, um comportamento. Trata-se de um reducionismo que elimina da análise toda a existência anterior do sujeito, todas suas outras vivências, expectativas, desejos, etc., reduzindo toda sua complexa vida a um fator, doravante sombrio: “O uso de uma substância”.

 

A Salvia divinorum é uma planta da família das Labiatae, da família da Menta, que contêm o diterpenóide salvinorina A e B, sendo a primeira o principal princípio ativo da Sally-D, como ficou conhecida nos EUA. Esta planta, singular entre os enteógenos, portanto, de difícil comparação com outros enteógenos, era consumida no México por povos tradicionais da região. Ela era utilizada em ritos e, assim como outros enteógenos usados na região, visava a produção de um contato com a realidade sobre humana que, com um risco de erro, podemos chamar de “numinosa” ou extra-ordinária. Assim, no contato com tal realidade os curandeiros poderiam chegar a diagnósticos de doenças, curas ou mesmo levar o doente a resignação diante de doenças intratáveis. De acordo com Maria Sabina (sábia dos cogumelos, como ficou conhecida) a Salvia D. era utilizada na ausência dos cogumelos psilocíbicos, estes sim bem mais populares entre os povos indígenas mazatecas.

 

Considerados por alguns como um enteógeno menor, por outros como o enteógeno par excellence (Bigwood), a Salvia D. permanece como uma substância misteriosa. Foi chamada também, por Diaz, junto as Cannabis e a Calea zacatechichi de Onirógena, ou seja, produtora de sonhos. A dificuldade do uso tradicional, que se dava mastigando as folhas, se dá pelo péssimo gosto. Embora não-índios já utilizem a Salvia d. fumando-a desde o início da década de 1970, é mais recente a popularização de “extratos” da Maria Pastora para o fumo. Tais extratos visam, pela combinação de folhas e potencialização do princípio ativo, um uso facilitado e mais forte, levando o uso da Salvia divinorum a outros patamares. Tais usos são inéditos e chegamos a usos, portanto, preocupantes se não tivermos estudos que nos levem a visualizá-lo sem o prisma do preconceito e da misantropia. Usos com riscos, pois se o uso tradicional da Salvia d. possui uma segurança atestada pela longa história de seu uso por povos tradicionais, por outro lado, tais extratos chegam a potencializar o uso da Sally-D em 5, 10, 20 ou mesmo 50 vezes.

 

Não há dúvidas de que ao lado de usos não problemáticos da Salvia divinorum, usos com conhecimento de causa, com intenções elaboradas e em contextos apropriados, usos indevidos tem sido realizados, sem o menor cuidado com “quantidades” do uso, elaboração de finalidades, preparação de cenário, etc., levando a situações que colocam em risco os usuários. Notícias sensacionalistas como ocorreram tantas vezes no “caso” de Miley são preocupantes, pois podem induzir ou potencializar usos inadivertidos, já que o assunto não foi discutido, apenas o uso da atriz demonizado. Tal uso demonizado contribui, além do nosso já escasso conhecimento da Salvia divinorum, para a invenção de estereótipos sombrios entre os usuários da Sally D. o que já ocorreu tantas vezes na história do uso de substâncias psicoativas tornadas ilícitas.

 

É preocupante, muito mais do que com o uso da Salvia D. por psiconautas, o uso desta planta por jovens que visam utilizá-la apenas ludicamente, mas, sem o processo de busca ativa de informações sérias que levem a estratégias de uso mais sadias. Sem tal busca por um uso mais responsável, corremos o risco, devido à estrutura de efeito da planta, especialmente em extratos bastante fortes, de produzir bad trips em grande quantidade nestes novos usuários, que nem sempre estão preparados – ou possuem um círculo protetor – para que tais peias venham a se tornar alimento para transformações positivas em suas vidas.

 

Outro risco que deve ser combatido seria a proibição da planta, como toda proibição, vulgar, pois oculta e impede estudos que visariam produzir outras qualidades de uso, sejam medicinais, visando transformações pessoais ou mesmo usos lúdicos. Trata-se de possibilitar diferentes usos, ao invés de um combate contra pragmático, re-vendo, re-imaginando, e caminhando sempre para a diminuição de riscos e danos, levando em consideração que o uso não cessará pela via da proibição, mas a proibição apenas poderá tornar mais nebuloso tal cenário, por exemplo, com a criação de “novos produtos” do mercado ilegal com misturas nocivas para a saúde dos usuários, além da contribuição de mais um produto para traficantes violentos – frutos da proibição - venderem sem qualquer regulamentação, para pessoas de qualquer idade ou saúde mental.

38 comentários:

  1. ja fumei o "potencializado" 20x, vende em sites nacionais na internet msm... não vou negar que "bateu"! por uns minutos, logo após fumar, eu e um amigo ficamos rindo pra caralho (mt parecida com as crises d riso provocadas pelo LSD) e minha perna tava bem, digamos, anestesiada. 10min depois estava completamente normal e coxei um banza...
    isso ae, meu relato, abraços

    ResponderExcluir
  2. to louco pra experimentar salvia !

    ResponderExcluir
  3. É cara eu vou experimentar mas numa situação bem relaxada, com muita paz de espírito, se der uma bad trip o cara pode fazer muita merda.

    ResponderExcluir
  4. Cuidado,Cuidado e Cuidado,,TUDO em Que Eu ACREDITAVA Não Tem + RAZÃO...Ou Faz Algum SENTIDO...Muda TUDO..Sou 1 NOVO HOMEM...Percepção...Governo..LEIS...POLITICA...BEM ...MAL...Questionamento da PRÓPRIA REALIDADE... ACORDEI PRA MEUS SONHOS e MORRI PRA MINHA REALIDADE.....o HOJE o AKi o AGORA é SÓ uma !TRIP!

    ResponderExcluir
  5. Fumei e não senti nada.

    ResponderExcluir
  6. INDICADO POR UM BROTHER.... http://www.youtube.com/watch?v=MSpq7pB1p-Q

    ALGUEM PODE ME RESPONDER PORQUÊ É PROIBIDO PISAR NA GRAMA???

    EU SEI!....................................................................................................................................................................................

    ResponderExcluir
  7. Sabe-se que a cabeça humana é muito, muito fraca. Exemplos são n: um psicopata gritou "hi,....!" e a massa foi que foi no oba-oba sem pensar na cagada que aquilo representava. O outro deu início ao coro na faculdade unibambi e o inconsciente coletivo se fez em segundos. Tem muita droga que falam isso, aquilo e não sei mais o que e, como a cabeça da maioria é fraca, o usuário se auto-sugestiona. Efeito placebo.

    ResponderExcluir
  8. fumei varias vezes e não senti a brisa... li algumas coisas e diziam que a substancia só era ativada em altas temperaturas (por isso o uso de maçaricos pra fumar). Porém um dia um amigo que estava na roda teve tipo um 'teto-preto' na minha frente após fumar a salvia... elameio que perdeu o equilibrio e foi caindo segurando no meu guarda-roupa com uma cara de feliz... kkk
    isso durou cerca de dez a 15 segundos, porém quando ele retornou seu relato era de um experiência cósmica. Ele disse que viajou por vários tempos e que via a mesma cena na frente dele em várias dimensões.

    Comigo não aconteceu... mas, acredito no poder dessa planta.

    abraço irmaos em Jah

    ResponderExcluir
  9. falem ae qual site confiavel que voces compraram. Aproveitar que ainda não é probido no brasil...

    ResponderExcluir
  10. /\ um site bom para comprar é o natureza divina .. dê uma pesquisada, e se informe antes de usar, pois esta é uma planta de poder!
    abraço, legalize _\l/_

    ResponderExcluir
  11. eu ja fumei varias vezes e naum senti a onda que esperava ,mais eu acredito que no meu caso deva ser porque a Salvia que eu comprei veio mto desidratada,estou esperando chegar o extrato na casa do fumo que este sim tem seu efeito potencializado !

    ResponderExcluir
  12. Nunca fumei Salvia, mas sei que enteógenos devem ser usados nas circunstâncias certas, por motivos que visam melhorar a própria saúde, talvez até buscar resolver problemas psicológicos, sei lá.

    ainda to só no beck, mas fui convidado por uns amigos pra tomar o chá de cogumelo.

    ResponderExcluir
  13. o foda eh ver mto nego q n sabe de nada explanando atoua pra pagar de fumante e ai a proibição vira

    ResponderExcluir
  14. mandei uma 20x no pipe no canadaa fiquei bemm loco mai banza eh mai dahora sepa auaahuah

    ResponderExcluir
  15. ae pessoal, nao fumem salvia em apartamentos, em lugares altos, ou em estado de depressão por favor, se forem fumar o façam em algum lugar de boa e com amigos por perto pois no meu caso tive uma viagem alucinante durante uns longos 10minutos, e respeitem a viagem do outro pois cada um tem a própria... resumindo, se liguem salvia nao eh brinquedo, eh remedio pra alma! valeu!

    ResponderExcluir
  16. respeitem a erva, se querem ser respeitados por ela hehe

    ResponderExcluir
  17. Fumei a salvia e foi a pior merda da minha vida. Tive 3 experiências, sempre em grupo, lugares calmos etc. A droga bate como se fosse a morte, você vê coisas como se realmente tivesse em outro plano. É tudo muito rápido e depois você cai num profundo esquecimento.
    Não recomendo!

    ResponderExcluir
  18. eae galera da hempada !
    se liga nesse vaporizador caseiro feito com 1 lampada 1 tampa de refri e 1 caneta.

    http://www.youtube.com/watch?v=jiCOwFf07MM

    eu acabei de fazer 1 aqui em casa..testei..e realmente deu certo ! irado mesmo !

    ResponderExcluir
  19. ate parece! HHAAHHA essa mina tava fumando maconha certeza, falo q era salvia so pra nao fuder pro lado dela, pq salvia eh liberado né, maconha nao

    ResponderExcluir
  20. acho q ela fumou salvia, dps ela fica bem na onda da salvia

    ResponderExcluir
  21. http://cannabisculture.com/v2/node/24544/
    essa loja da esquerda vende seda e tudo oque vce possa imaginar para o universo canabico e tambem vendia uma serie de alucinogenos como a Salvia e tambem outras ervas medicinais !
    Tive o prazer de encontrar pessoalmente o principe da maconha, Marc Emery,que no momento se encontra extraditado nos EUA ,
    obs a cidade ~e Vancouver ,Canada! e na direita da loja se encontra o coffe shop nem amsterdam cafe, e no segundo andar, O BCMP!

    ResponderExcluir
  22. Querem fumar salvia porque? Simplesmente pra se drogar? Salvia assim como a cannabis é um lance espiritual, exige muito respeito!! Não é apenas piração e é por isso que o mundo não vai pra frente, pessoas usando essas ervas visionárias sem propósito algum, fumam pra se cagar rindo, fumam pra ver a filmagem da trip, isso tudo é desnecessário...

    ResponderExcluir
  23. "Querem fumar salvia porque?"

    "Porque os remédios normais não amenizam a pressão"

    Fumei salvia no papel e não senti nada. Acredito que no bong não faça diferença. Absolutamente, no meu caso, onda nenhuma.

    ResponderExcluir
  24. só se fuma salvia no cachimbo ou no bong, pq ela eh mto esfarelada, como vc conseguiu fumar na seda: se queimou todo neh: caindo brasa toda hora

    ResponderExcluir
  25. onde sera que posso encontrar isso em belo horizonte, to mei com medo de compra pela net e nao chega! ir no procom brigar que sua salvia nao chego deve ser mei paia kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. moro em bh, e comprei pelo natureza divina, chega bem rapido. fuma num pipe ou bong, com insqueiro maçarico, quero ve c nao fica doido. c quiser ate masca folha d salvia antes de dar uma bola, garantido e aprovado. JAH BLESS

    ResponderExcluir
  27. Ja experimentei! Posso dizer? TOP! hahaha trip to fantasy.porem, siga as recomendaçoes!peace mlkada!

    ResponderExcluir
  28. não é uma substância feita pra vc se "socializar", não rola de usar e numa festa por exemplo. É uma busca do seu eu. Rola a lisergia peso tbm e uma força que te puxa pra dentro de ti mesmo, fazendo dar vontade do seu corpo rodar mesmo estando parado, vc parece perder o equilibrio o centro de gravidade do seu corpo. muito massa a minha experiencia, foi na beira da praia sem stress algum. muito bom. comprei um extrato mas nunca usei ¬¬

    ResponderExcluir
  29. ESSE BAGULHO É SÉRIO!
    Usem mas tomem MUITO CUIDADO e RESPEITEM a sálvia, por que não é brincadeira e não é pra quem tem mente fraca!

    essa porra faz você enxergar o centro do seu espirito, e perceber coisas que ants nunca tinha percebido.. ela não faz você "pensar fora da caixa", ela te joga pra fora da caixa e larga você lá por uns 5 min!

    ResponderExcluir
  30. Respeito com a Salvia. Primeiro passo pra utiliza-la.

    Salvia não se fuma em baseado (cigarro), tem que ser num pipe ou num bong.

    Já utilizei ela alguma vezes e tive experiencias maravilhosas, assim como algumas foram um tanto difíceis.

    Para os que estão afim de entrar nesta experiência, utilizem-na num ambiente calmo, em silêncio, pois a "trip" é completamente introspectiva.

    Respeito com a natureza.

    ResponderExcluir
  31. pessoal, prestem atenção: salvia NÃO FAZ EFEITO SE FUMADA NO PAPEL! FUMAR EM CACHIMBO OU BONG, FUMANDO TODA A SUBSTANCIA EM UM, OU NO MÁXIMO DOIS PEGAS E PRENSANDO! depois me falem se não bateu.

    ResponderExcluir
  32. Fumei 10x misturado com 20x. Mas um cachimbadão, um cachimbo muito cheio e fumei com um maçarico, tudo de uma vez. Porra, nunca mais faço isso. Da próxima vez fumarei só metade. Eu perdi a linha kkkkkk

    ResponderExcluir
  33. Talvez este seja nosso grande erro, o grande erro da sociedade ocidental consumista e com traços bi-polares, senão maníacos.

    Diante de nossa suposta onipotência, achamos que podemos tudo, sem cuidado, calma ou paciência. Perdemos a virtude da sabedoria, saber com paladar.

    Se alguem for provar, degustar a salvia, que o faça mastigando as plantas, ou, caso se vá usar o extrato, comece com o 5x e procure informações precisas na internet. Existe mesmo um guia de uso. É fácil separar as pequenas quantidades necessárias para um uso individual, e isso pode evitar muita coisa.

    Se não temos dados hoje de morte por overdose de salvia, por outro lado, é bastante conhecido pessoas que usaram ela em grande quantidade e tiveram "teto preto", só para falar um dos problemas possíveis.

    Portanto, nada melhor do que a boa e velha cautela. Se não queremos mais uma substância proibida, se não queremos mais problemas pessoais, interpessoais, cabe a nós sermos bons exemplos de usos saudáveis das substâncias, seja maconha, sejam outros enteógenos ou psiquedélicos..

    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. eu fumei, ouvi uma linda voz feminina que me revelou segredos no qual me deu uma nova visão para a vida. com toda a certeza a salvia me deu novas diretrizes. alem de me fazer enxergar e entrar em um mundo lindo e acolhedor. foi muito bom

    ResponderExcluir
  35. po eu fumei uma vez uma que nao era potencializada foi legal pois deu uma calmaria nunca vista antes por meus amigos e eu
    VALEU HEMPADA!!

    ResponderExcluir
  36. Eai galera sou da Bahia fumeiem novembro de 2010 um extrato 20x.. realmente essa planta tem poder e não é pra ser usada como "diversão".. tenham respeito na hora de usar e NUNCA usem sozinhos a primeira vez! a DIVINORUM é uma erva muito poderosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198700509-salvia-divinorum-ska-pastora-extrato-5x-_JM

    ResponderExcluir